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6 passos para ter constância na sua rotina de publicação nas redes sociais

Otimize suas publicações a partir de uma rotina organizada


texto 6 passos para constância de conteúdo e jornalista Fabiana cunha de blusa branca apontando para o texto
Ter uma rotina de criação e publicação otimiza sua produção de conteúdo


A coisa que mais escuto de clientes e amigos que usam as redes sociais para divulgar o trabalho que fazem é:

"Eu tenho a maior dificuldade em manter uma rotina de publicação com conteúdos relevantes".

Pois bem, eu acredito que esse seja o maior gargalo da maioria das pessoas. Então hoje eu vou te ajudar a criar essa rotina através de seis passos que você pode começar a aplicar de forma prática no seu dia a dia. Sem ideias mirabolantes ou dependência de aplicativos que precisam de curso para aprender a usar. 

Ter uma rotina de publicação nas suas redes sociais vai te ajudar, e muito, a manter a constância, gerar autoridade e se tornar relevante no seu nicho de mercado!


Mas, antes de aplicar esses seis passos, eu sugiro fortemente que você faça uma pesquisa de seu público-alvo para saber quais temas eles se interessam em saber relativos ao que você faz. Conhecer o perfil de público que se conecta com a sua marca é o primeiro passo para qualquer tipo de ação de marketing - seja digital ou offline. Quem não conhece para quem está falando, não se comunica com ninguém!


Agora sim... Vamos lá!


PASSO 1 - Planeje o seu conteúdo


Planejar os temas dos seus posts é fundamental para você não se perder no processo de criação e ficar "sem saber o que postar". Use um calendário para marcar os dias em que você vai postar. Minha sugestão é você pesquisar na internet por "planner para imprimir". Baixe o arquivo em PDF e imprima 1 mês por folha. Geralmente, esses planners tem espaços em cada dia do mês para você fazer anotações. Isso facilita bastante na organização. Afinal, você vendo o que precisa ser feito, fica mais fácil de agir.



PASSO 2 - Crie um banco de postagens


Depois que você já pesquisou os interesses do seu público, já sabe quais são as dores e os problemas que eles anseiam em resolver, já selecionou os temas de cada postagem e já organizou seu calendário, é hora de criar postagens extras para você ter um banco de conteúdo pronto para aqueles dias em que está muito corrido e a criatividade tomou chá de sumiço!

Aproveite um dia em que sua agenda está menos cheia, sua criatividade está em alta e crie vídeos, artes gráficas, fotografias e armazene numa pasta. Uma ideai bacana aqui é fazer algum desdobramento mais aprofundado de uma tema que você pré-selecionou no seu calendário. Assim, você vai conseguir atingir etapas diferentes do funil de conteúdo.


PASSO 3 - Use ferramentas de agendamento


Você sabia que não precisa ficar acessando redes sociais todos os dias para postar? 

É isso mesmo! Existem várias ferramentas para agendamento de postagens para as mais diversas redes sociais. No caso do Facebook e do Instagram, a própria Meta tem à disposição dos usuários o Meta Business Suite, um local onde, além de agendar as publicações para o mês inteiro, você ainda pode responder aos comentários de ambas plataformas, ver as métricas, fazer anúncios (sendo direcionado para o gerenciador de anúncios) e muitas outras funcionalidades... e o melhor, é de graça! Mas é claro que você também pode contratar serviços como o MLabs, Etus e muitos outros. Eles também tem versões gratuitas, mas possuem algumas limitações.

Aqui no próprio Linkedin, você pode agendar postagens clicando no reloginho que aparece no rodapé da janela de postagens. 

Agendar as postagens te faz ganhar um tempo enorme e você mantém a constância, algo tão falado quando se trata de manter o engajamento e a "atenção do algoritmo" nas redes sociais.


PASSO 4 - Tenha uma frequência realista


Olha só, no passo anterior eu te dei uma informação valiosa para você manter sua frequência de postagens, certo?!

Mas de nada adianta você dizer "vou publicar 2 posts por dia e 5 stories", por exemplo, se você não consegue fazer isso. Se programar para fazer algo além do que você consegue gera frustração e desânimo. Então, ser você não consegue se programar e nem programar as postagens para todos os dias (talvez até por uma limitação de criação de conteúdo), não se programe para tal. 

Em vez disso, que tal se programar para postar 3 vezes por semana? Você cria as três artes, ou mescla artes, fotos e vídeos. e programa para a semana. Se você conseguir, eu sugiro até que programe para os próximos 15 dias.

O importante é ter uma frequência para o algoritmo entender que você é um produtor de conteúdo assíduo e passar a entregar para mais pessoas.


PASSO 5 - Engaje com sua audiência, caramba!


Qual é o seu principal objetivo ao publicar algo?

Acredito que seja ter um feedback da sua audiência, não é!?

Então, porque diabos você não responde os comentários, as mensagens privadas?!


Aí depois vem reclamar que não tem engajamento. Claro! Se um seguidor (ou não) comenta e você não responde, você perdeu uma oportunidade de ouro de trazer essa pessoa para perto da sua marca, estreitar o relacionamento. Se ela comentou é porque sua publicação despertou o interesse dela e, em tempos de enxurrada de conteúdos, ter um comentário numa postagem é quase como um prêmio (interações estão cada vez mais escassas). 

Então, reserve um tempo TODOS OS DIAS para analisar seu perfil e ver se tem algum comentário. Se tiver, responda na hora, não deixe para depois senão você esquece! Aproveite também para interagir com perfis que você gosta, curta, comente, compartilhe. Isso mostra que você é assíduo e relevante (o algoritmo ama pessoas que interagem. Ele entende que você é um usuário ativo da plataforma).


Lembre-se! Quem não é visto, não é lembrado.

PASSO 6 - Olho nos Insights


Se você não analisar seus números, não vai saber se a postagem está performando bem ou não. Por isso, fique de olho nos insights das suas publicações. Ele é o termômetro que te mostra se você está no caminho certo ou não.

Veja se seu post teve um bom alcance entre seguidores e não seguidores, se foram mais homens ou mulheres, quais horários houve mais interação, se teve cliques no link da sua bio, se chegaram novos seguidores a partir daquela publicação, etc.

Todos os números que lá estão te indicam a performance do seu trabalho de produção de conteúdo.

Se deu certo, mantenha a estratégia, se não deu certo, corrija a rota.


E aí, agora, gostaria muito que você engajasse comigo!

Conta aqui se você consegue aplicar esses passos e tornar sua produção de conteúdo com o objetivo de divulgar sua marca?

Compartilhe com seus amigos!


E se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo!

Eu sou jornalista e trabalho a mais de 12 anos com comunicação digital, marketing digital e social média estratégico e personalizado, produção de vídeos, artes gráficas, produção de conteúdo e muito mais!

Me chama no whatsapp 34 99146 4051 (basta clicar no número)


Até a próxima!




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