O tráfego pago é uma das ferramentas mais eficazes do marketing digital para mostrar seu produto ou serviço para as pessoas certas. Mas, será que todo negócio está pronto para fazer anúncios online? Descubra aqui!

Criei uma publicação no Instagram (clique aqui para ver a publicação), mas senti que precisava trazer informações complementares para que você descubra se sua marca está no momento certo de contratar um Gestor de Tráfego pago ou não.
Então, aqui estão alguns pontos importantes que vale à pena você pensar antes de contratar esse profissional.
Antes de mais nada...
Todo tipo negócio existe para duas coisas - resolver dores ou problemas e faturar.
As dores ou problemas são resolvidos com a solução que você entrega (produto ou serviço). Já o "faturar", depende de uma série de fatores que antecedem o fechamento da venda e que influenciam diretamente na percepção de "necessidade" ou "desejo" do seu potencial cliente.
Esses fatores precisam ser bem estruturados para que sua marca se destaque diante dos inúmeros concorrentes do seu nicho.
Mas, então quais são esses fatores?
Vou te contar 4 que são fundamentais: Anota aí!
Qualidade do produto/serviço - se ele realmente resolve o problema ou desejo do cliente;
Valor x preço - valor é o que você entrega, preço é o que cobra por esse entregável;
Atendimento - não adianta o produto ou serviço excelente se seu atendimento é fraco, amador e ineficaz;
Divulgação - Não adianta ter bom produto (ou serviço), ter valor perceptível, preço justo, excelente atendimento (e pós-venda) se sua marca NÃO APARECE para as PESSOAS CERTAS!
Antes de continuar, gostaria de fazer uma observação com relação a um tópico acima que é o atendimento!
Você já ouviu falar na "teoria do balde furado"? É mais ou menos assim...
De nada adianta você tentar encher um balde que tenha furos no fundo. Nunca vai dar certo! A não ser que você tape os furos ou troque de balde.
Com os anúncios online (ou offline) é a mesma coisa!
De nada vai adiantar você investir num profissional de gestão de tráfego ou contratar uma agência de marketing, de publicidade ou até mesmo um social media para trabalhar sua marca enviando novos potenciais clientes para sua empresa se o seu atendimento não tem a capacidade de fechar uma venda. Se a sua gestão interna está desorganizada, se você não tem rotinas e fluxos que permitam um aumento de demanda nas suas logísticas de entrega.
Então, para que você aumente (muitas vezes rapidamente) o número vendas, de pedidos de produtos, o aumento nos agendamentos de consultas, ou o aumento do número de ordens de serviço, primeiro você precisa estar PREPARADO para esse crescimento.
Nos anúncios online, o Gestor de tráfego tem como analisar (e comprovar) se as estratégias estão dando resultado ou não. Ou seja, que ele está fazendo a parte dele que é enviar clientes novos para seu negócio, comprovável através das métricas.
Sim, no tráfego pago é possível saber quantas pessoas viram o anúncios, quantas pessoas clicaram no botão, quantas pessoas entraram em contato. Isto é, o quanto aquele investimento X converteu. Então é muito simples. Se os números estão dizendo para o gestor que num intervalo X de tempo, 10 pessoas clicaram no botão "agendar visita", mas você não fechou nenhuma visita... Onde está o problema?! O anúncio "esquentou" o lead e te entregou prontinho para fechar negócio! Neste caso, talvez seja necessário rever a abordagem com o cliente, fazer uma atualização na sua equipe de vendas, descobrir o que está falhando nesta etapa.
Muitas vezes, o cliente que não está habituado com o resultado do online, é pego desprevenido e precisa correr para corrigir as falhas e não perder os novos clientes que estão chegando.
Já tive clientes aqui na agência que, com 3 dias de campanha de anúncio rodando, pediu para eu pausar o anúncio porque ele não estava conseguindo atender ao aumento súbito de demanda. Isso é muito comum.
Essas informações valem muito para negócios locais e para comércio online. Já para infoprodutores, como seu produto é virtual, não há necessidade, por exemplo, de se preocupar com estoque, na maioria das vezes. A não ser que seu produto seja uma mentoria e tem número limitado de vagas.
Claro que o contrário também acontece. A gente cria uma campanha, mas ela não converte!
É simples, corrige as falhas e reativa o anúncio. Tráfego pago é teste. A gente vai testando públicos com maior capacidade de atingir nossos objetivos. Essa é uma grande vantagem dos anúncios online quando comparados aos anúncios offline (rádio, TV, revista, jornal, etc). Nesse tipo de mídia, uma vez que o anúncio é publicado, difícil corrigi-lo caso haja algum erro ou ele não performe bem.
Já no digital, se o criativo (imagem, vídeo) está ruim... troca! Se o texto não ficou atrativo... troca!
Se o CTA não está atraindo... troca! Entendeu!?
Pode até parecer que estou jogando um balde de água fria nas suas ambições de ampliar os negócios através do digital, mas isso que te contei aqui é algo que a maioria dos gestores e dos "gurus" do tráfego pago não contam. Eu prefiro que você estruture sua empresa neste momento, alinhe as expectativas e tenha suporte para a chegada de novos clientes através dos anúncios online, do que ficar desesperado por não conseguir atender à uma demanda crescente.
Outra dica que dou é... Se você (sua marca) está começando agora no digital, trabalhe de forma constante o tráfego orgânico, ou seja, sua produção de conteúdo habitual. Porquê vou te falar... Não tem frustração maior para um lead do que clicar num anúncio, chegar num perfil de redes sociais e não encontrar nenhum conteúdo relevante. Ele não vê um perfil organizado, não entende claramente o que a marca oferece, não vê imagens do produto, não consegue entender a história da marca. Tudo isso é feito num trabalho diário de gestão de redes sociais. Então, mesmo que comece a trabalhar os anúncios online, não abandone o tráfego orgânico.
Isso porque a gente está falando até agora de Meta Ads (Instagram e Facebook).
Se a gente for falar de Google Ads, aí a coisa muda de figura. Pra começo de conversa, para anunciar no Google, na parte de resultado de pesquisa, você precisa ter um site ou uma landing page que seja.
A não ser que você vá partir para anúncios no You Tube, que são exclusivamente anúncios em vídeo (mas que vão também levar seu lead para uma página).
No cenário ideal para marketing, a marca trabalha simultaneamente: No digital:
Presença online através dos conteúdos orgânicos e estratégicos;
Potencializa os resultados de vendas através do tráfego pago;
Tem um site atualizado pronto para receber visitantes advindos do resultado do Google (tanto orgânico quanto pago); No offline:
Se for comércio local (que possui loja física):
Cria ações presenciais para levar uma experiência para o cliente desde o momento em que entra na loja até quando chega ao caixa;
Mantém seu time de vendas motivado e pronto para atender aos aumentos de demanda;
Dependendo do segmento, faz anúncios em canais locais como rádio, podcasts, jornais e TV;
Agora que estamos na mesma página, vamos ao título deste post...
Partindo do pressuposto que você tem um bom produto/serviço, valor e preço justos e atendimento eficiente, falta a divulgação.
É aí que entra o Gestor de tráfego!
Ele vai trabalhar como uma ponte (criando anúncios online), agindo ESTRATEGICAMENTE mostrando sua marca para as PESSOAS CERTAS descobrirem seu produto/serviço e comprarem de você!
Resumindo:
O Gestor de Tráfego Pago VENDE DINHEIRO (para sua marca)!
Você investe em anúncios e o dinheiro volta para você em vendas!
Se você, empresário, conseguir trabalhar todas essas questões dentro do seu negócio. Seus resultados vão aparecer exponencialmente.
Agora, conte comigo para te ajudar nas campanhas estratégicas de anúncios online.
Entre em contato comigo via whatsapp e vamos agendar uma reunião para que eu conheça seu negócio e trace estratégias eficazes que lhe trarão resultados reais!
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