top of page

Mulheres de Alto Impacto

Atualizado: 12 de out. de 2019

Evento do Sebrae Uberaba reuniu mulheres para falar sobre empreendedorismo feminino e os desafios de chegar ao sucesso com os novos modelos de negócios.


Mulheres reunidas para o lançamento do Projeto Delas do Sebrae
Mulheres reunidas para o lançamento do Projeto Delas do Sebrae

Ontem estive na palestra Mulheres de Alto Impacto, promovida pelo DELAS do Sebrae. Um projeto voltado para o empreendedorismo feminino. O ambiente foi especialmente pensado no público. Um welcome coffee na recepção das convidadas, iluminação especial, coloriu em tons de rosa e violeta as paredes brancas do auditório. Em vez de cadeiras, mesas com forros cor de rosa foram dispostas no ambiente para reunir as mulheres em grupos e, ao meu ver, proporcionar o networking e a troca de experiências profissionais entre as convidadas.


Daiana Rodrigues, apresentou a palestra "Mulheres de alto impacto"
Daiana Rodrigues, apresentou a palestra "Mulheres de alto impacto"

Numa plateia lotada de mulheres, a embaixadora do projeto e analista o Sebrae Daiana Rodrigues, falou sobre o quanto é importante fomentar o empreendedorismo feminino.

Dentre vários dados e números que refletem o atual cenário econômico do país, Daiana levantou questões importantes como o quanto é preciso ser resiliente num mercado em constante mudança, o quanto é preciso ser flexível para se adaptar à essas mudanças, o quanto é necessário enxergar o mercado e o mundo à nossa volta com mais amplitude para encontrar soluções criativas e a coragem para seguir com o objetivo traçado e a força para encarar os desafios e as consequências.

Alguns dos números que chamou a atenção das mulheres presentes foram os seguintes: 24 milhões dos negócios são comandados por mulheres no Brasil. 11,9 milhões de mulheres são empreendedoras iniciais e, em 2018, 48% dos empreendimentos iniciais foram abertos por mulheres.

Uma realidade que, por muitas vezes, acontece por necessidade, seja pela perda do emprego, as dificuldades financeiras ou até a necessidade de sustentar a casa, algo muito comum atualmente.

Outro ponto abordado por Daiana, foi a inevitável transformação digital pela qual passamos nos últimos tempos. Não há mais como negar que as tecnologias vieram para ficar e que, cada vez mais, é necessário investir em conhecimento, capacitação e compreensão das ferramentas tecnológicas que se tornaram indispensáveis para o sucesso de qualquer tipo ou tamanho de empresa.

Estamos na era pós digital. Não estamos passando por transformações, elas já aconteceram e precisamos caminhar lado a lado e utilizá-la a favor de nossos negócios, como o marketing nos meios digitais, por exemplo.

Ela destacou ainda que é impossível pensar em modelos de negócios do passado para gerir o modelo atual fortemente baseado na virtualidade das negociações. Clientes de hoje sabem exatamente o que querem e, se eles se predispõem a sair de casa para ir a uma loja, por exemplo, eles querem mais do que simplesmente comprar um produto ou contratar um serviço, eles querem vivenciar o processo de compra. Caso contrário, eles poderiam adquirir qualquer coisa num simples toque na tela do aplicativo e receber no conforto de casa.


eu e meu vasinho de futuros girassóis
eu e meu vasinho de futuros girassóis

Um dos grandes momentos da palestra foi a parte motivacional, onde Daiana pediu para cada uma fechar os olhos e se imaginar em vários momentos da vida – passado, presente e futuro.

Quando as mulheres abriram os olhos, havia um pequeno vasinho, um saquinho de terra, um pequeno envelope branco dentro de um saquinho de tule dourado.

Foi pedido para que cada uma abrisse a embalagem e plantasse a semente do que elas haviam imaginado de positivo para seu futuro naquele exato momento. As sementes são de girassóis – a minha já está plantada e devidamente regada no parapeito da minha janela!

Para resumir essa noite de aprendizado, eu digo.... Em tempos de máquinas fazendo comida, acendendo luzes, operando pacientes, e-commerces e redes sociais, mais do que nunca é necessário que essa nova empreendedora seja ousada, criativa, corajosa e, acima de tudo, capacitada para enxergar à frente e gerir seu negócio com o olhar nas possibilidades que esse futuro não mais distante pode apresentar.


SEBRAE DELAS - COMBOS


Foi apresentado também 3 tipos de combos de qualificação, consultorias, mentorias, palestras treinamentos e uma série de oportunidades de aprendizado e capacitação especialmente desenvolvidos para as atuais e futuras empreendedoras.

Quem quiser saber mais, basta entrar em contato com o Sebrae Uberaba e falar com a equipe DELAS Sebrae -

0800 570 0800

Av. Doutor Odilon Fernandes, 684 - Centro - Uberaba MG.

www.sebrae.com.br



Um grande abraço e até o próximo post!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page