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Por quê meus posts não engajam?

Quem trabalha gestão de redes sociais, espera que todos os seus posts tenham curtidas, comentários, compartilhamentos, directs, etc. Mas por quê alguns deles não atingem esse objetivo? Descubra nesse post





Essa é a dúvida de muitas pessoas fazem produção de conteúdo para as redes sociais. "Por que meus posts não engajam?"


Bom, primeiro. Você sabe o que é engajamento?

Engajamento é o número (ou quantidade e/ou tempo) de interações que as pessoas tiveram com o seu conteúdo. Quando trabalhamos a nossa gestão de redes sociais, precisamos estar sempre atentos ao engajamento das nossas publicações.


Curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, tempo gasto com a timeline parada em um posts do feed (o algoritmo das redes sociais entende que, se você ficou um tempo parado em algum post, ele gerou interesse), direct ou mensagens inbox, respostas nos stories, segurar a tela para ler um conteúdo no story, tudo isso é considerado engajamento pelos canais digitais.


Bom, diante disso... Já deu para ter uma ideia do que é preciso fazer né!?

🤩É chamar a atenção da sua audiência.


Mas, peraí!

  • Você sabe o que sua audiência gostaria de ver no seu feed?

  • O que eles pesquisam pra te encontrar?

  • Quais dúvidas que tem?

  • Se você não sabe ou não entende isso, como você cria posts?

  • Aleatórios?

Nãooo!!! Faz isso não!


Você precisa atrair, através do seu conteúdo criativo e de qualidade, pessoas que realmente se interessam pelo que você faz!


E outra, já disse isso antes, mas vou repetir.. rede social não é lugar de propaganda com cara de propaganda, muito menos um catálogo de produtos.


Então, evite ficar postando só promoções ou post com as frases "peça agora", "compre já", etc. Não estou dizendo para não fazer isso de jeito nenhum, mas é preciso entender que, no ambiente digital, existe algo chamado de jornada de compra que, nada mais é, do que o caminho percorrido pela pessoa desde o momento em que ela descobre sua empresa, conhece mais sobre sua empresa, percebe a solução que você oferece, entende que precisa resolver o problema, se aprofunda em mais informações e, só a partir daí, toma a decisão de comprar. Então, suas postagens precisam conduzir a pessoa do início ao fim, com informações importantes e que vão ajudar a pessoa na tomada de decisão.


Outro erro muito comum, é ficar postando só foto de produto no feed. Gente, redes social, como o próprio nome diz, é lugar de socializar, de se relacionar uns com os outros. Desde quando um ser humano se relaciona com um produto? Interage com ele?

Pode até rolar uma curtida, um comentário "eu quero", mas não passa disso. Esses posts precisam estar intercalados com conteúdo como, por exemplo, descrição do produto, vantagens dele, modo de usar, depoimentos de pessoas que compraram e estão satisfeitas - aliás, o depoimento ou "prova social" é uma das melhores formas de comprovar que seu produto ou serviço funciona de verdade e que resolve o problema a que se propõe.


Outro ponto a ser levado em consideração são as métricas. Você é quem vai definir as métricas que são relevantes para seu marketing de acordo com seus objetivos. Eles podem ser:

  • Reconhecimento - alcance, nº de seguidores, visualizações, impressões;

  • Engajamento - nº de curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos;

  • Conversão - toques no link, contatos via whatsapp, botão de compra, etc;

Trabalhar com gestão de redes sociais é estar sempre de olho no tipo de conteúdo que funciona mais e replicar o estilo com outra roupagem.


Em tempos de Tiktok e Reels, vamos falar de vídeos. Com toda a certeza, são os formatos que mais recebem interações. Mas, como a concorrência por audiência é grande nesse formato. É preciso ser criativo. Nada de ligar a câmera e sair filmando aleatoriamente. Pense nos seus objetivos ao produzir um vídeo. São os principais:

  • O que você quer falar;

  • Com quem você quer falar;

  • Como você quer falar;

  • Por que você quer falar;

Depois de definir isso, é preciso pensar em imagens. Quais imagens vão despertar o interesse das pessoas em assistir seu vídeo? Em seguida, pensar no tom de linguagem que você vai usar, e por aí vai.

Depois disso bem claro em sua mente, coloque num papel e monte um roteiro. Basicamente, um roteiro de vídeo para negócios precisa ter:


  • Qual é a sua promessa?

  • Apresentação (da empresa ou do produto/serviço);

  • Dor que seu produto/serviço resolve;

  • Consequências de não resolver o problema;

  • Benefícios;

  • Chamada para ação;

Enfim, acredito que com esses caminhos vai ficar muito mais fácil de você pensar na sua produção de conteúdo para as redes sociais do seu negócio.


Ficou com alguma dúvida, me envia!

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Se quiser saber mais sobre Estratégias de conteúdo para redes sociais, entre em contato comigo via whatsapp

Um grande abraço e até o próximo post.





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