Saiba o que é necessário para você fazer anúncios nas redes sociais durante sua campanha

Quando falamos de campanha política estamos também falando de uma série de regras que é preciso seguir para não ter sua campanha impugnada ou cometer erros de divulgação e acabar perdendo dinheiro e tempo (que é muito curto) nesse processo.
Pois bem, nas redes sociais as regras são ainda mais rígidas quando de trata de campanhas tanto para vereadores quanto para prefeitos como é o caso deste ano. Para te dar uma ajuda, fiz uma lista dos principais itens que é preciso seguir para realizar seu Tráfego Pago para campanhas políticas em 2024, ou seja, criar seus anúncios nos principais canais digitais - Facebook e Instagram.
De antemão, preciso informar que o Google não liberou fazer anúncios de campanhas políticas esse ano. O mesmo vale para o Youtube, que é do Google. Dito isso, vamos as questões que você precisa se atentar antes de rodar seu primeiro anúncio de cunho político.
(Os termos sublinhados e de cor laranja são links que vão te levar até a página com mais informações sobre o tema)
É preciso seguir 100% de todas as Diretrizes do Meta

Sim, existe uma política rígida do Meta - dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, para qualquer tipo de propaganda. Há alguns temas que são proibidos e outros que exigem mais informações acerca do tema, inclusive para campanha eleitoral. Sugiro que você acesse a página e leia com atenção todas as regras para publicidade e propaganda no Meta.
2. Ter perfil validado dentro das normas do Facebook Ads.
Sim, sua página precisa estar validada para isso. Caso você tente fazer campanhas sem que os documentos sejam enviados corretamente para certificação. Sua campanha é reprovada e você ainda corre o risco de ser bloqueado.
3. Verificação do perfil
Antes de falar sobre a verificação, eu preciso dizer que o Facebook entende o perfil como pessoa e a página como empresa. Assim como na vida real, o perfil (pessoa), administra a página (empresa) no Facebook. Então, seu perfil precisa estar verificado. Para perfis, é necessário enviar foto legível do documento do dono do perfil. Outro detalhe importante é que o nome no perfil precisa ser o mais parecido possível com o nome no documento. Caso você seja mais conhecido por um apelido, por exemplo, minha sugestão é colocar seu nome e seu apelido. Caso coloque somente o apelido, há grandes chances de o Meta não verificar seu perfil. Além do documento, é necessário colocar seu endereço.
Vale lembrar também que essa verificação (que nada tem a ver com o tal selo azul), expira todo ano. Então, caso você ganhe sua campanha e queira continuar usando seus canais digitais para divulgar suas ações, é necessário renovar essa verificação anualmente.
4. Verificação da Página ou Fanpage

A sua página (que é administrada pelo seu perfil) também precisa ser verificada. Neste caso, como se trata de uma "empresa" (no caso, de candidato e política), precisar ser o CNPJ da campanha. Você vai em configurações da página, e depois em Temas Sociais. Além do CNPJ, é preciso colocar o endereço e o rótulo (propaganda eleitoral). Este rótulo também não tem nada a ver com o tal selo azul de verificado (este é comprado) e aqui estamos falando de transparência de página para tráfego pago e precisa ser renovado a cada eleição.
AH, quase ia me esquecendo... Caso você contrate alguém para fazer seu Tráfego Pago, como um gestor, por exemplo, essa pessoa também precisa ter seu perfil verificado, ok!?
5. Precisa sim ter site para anunciar no Meta
Pois é, todo candidato que desejar fazer anúncios nas redes sociais precisa, obrigatoriamente, ter um site. E ainda, o e-mail precisa ter o mesmo domínio do site.
Exemplo: Se seu site é: www.mariasilva.com.br
Seu e-mail também precisa ter mariasilva.com.br depois do arroba. Assim: contato@mariasilva.com.br
Caso você tente fazer um anúncio político e não tiver o site, há uma grande probabilidade de o Meta te bloquear e você perder seu perfil e página.
6. Autenticação de 2 fatores
Além de uma questão fundamental de segurança extra para seu perfil tanto do Facebook quanto do Instagram, o Meta exige que o candidato tenha autenticação de 2 fatores na sua conta. Por uma questão de segurança, eu sugiro que, além de escolher um lugar(SMS ou token) para que a comprovação de que é você mesmo que está acessando o perfil, você também baixe e salve uma lista de códigos de segurança. Assim, se por algum motivo você não conseguir autenticar pelo modo que escolheu, você tem a segunda opção de digitar um dos códigos da lista.
7. Transparência com seus usuários
Diante de tantas polêmicas com vazamentos de dados no passado, o Meta tem um política de total transparência com relação a todos os tipos de anúncios veiculados em suas plataformas. As informações que você configura na Fanpage permanecem lá por sete anos na Biblioteca de Anúncios, por exemplo. Se for inserido algum dado errado, pode dar problema com a transparência de página.
8. Rótulo de Campanha Política
Use sempre o rótulo de "campanha política", caso seja encontrado algum anúncio sem a devida informação, o Meta retira o anúncio do ar, e você pode ser impedido de publicar até no orgânico.
Outra questão aqui e com relação aos objetivos de campanha. Acredita-se até o momento em que escrevo esse blog post, que apenas alguns objetivos estejam liberados como os de alcance, reconhecimento, video view. Ainda não se sabe se o Meta vai liberar objetivos de conversão como mensagens no whatsapp, por exemplo. Vamos ficar de olho!
9. Conheça a fundo a legislação brasileira
É importante que você, neste momento, ainda pré-candidato, leia atentamente a legislação brasileira para campanhas eleitorais. No site do TSE você encontra um longo e completo artigo sobre tudo que pode e o que não pode ser feito. Pré-candidato bem informado, é candidato que não erra na campanha! 10. Tenha planejamento estratégico para anunciar

Sem planejamento e estratégia você vai fazer anúncios aleatórios e seus objetivos podem não ser atingidos. Se você nunca ouviu falar, procure aqui na internet, o termo "funil de conteúdo", você vai entender bem qual é a jornada do cliente e como ele percorre o caminho que vai desde descobrir você, até votar em você.

Pronto! 10 Questões de suma importância para você anunciar sua campanha com segurança e transparência nas redes sociais. Mas não para por aqui. Vou te dar mais algumas dicas bem importantes a seguir. Com relação aos criativos dos anúncios, eles também precisam ser bem elaborados. Nas imagens ou cards, você pode ter, no máximo, 20% de texto na imagem. Isso porque o Meta prioriza imagens. Já os vídeos, precisam estar bem iluminados e com áudio de qualidade. Muitas vezes, criativos que não seguem esses quesitos tem seu alcance diminuído, justamente, por não serem rápidos e fáceis de se entender ou porque o vídeo está ruim.
Então, se você mesmo for fazer seus vídeos, tenha atenção a isso, o mesmo vale para os cards.
Outra questão importante é que a aprovação do rótulo de campanha eleitoral, demora em média, 72 horas para ser aprovado. Por isso, é fundamental que você se organize antes de começar a fazer seu tráfego pago. O mesmo vale para a aprovação das campanhas, Sim, o Meta analisa todas as campanhas que serão veiculadas e elas podem ou não serem aprovadas. Já pensou ter de esperar por até 3 dias para saber se seu rótulo ou anúncio foi aprovado? Melhor não correr esse risco.
Bom, agora você já sabe mais sobre como fazer Tráfego Pago de campanhas políticas no Facebook e no Instagram. Caso tenha alguma dúvida sobre este ou outro tema relacionado às redes sociais, deixe aqui nos comentários. E me siga também no Instagram @fabianacunha.com.br Um grande abraço e até o próximo post!
Comentarios