O recurso mais usados pelas empresas na divulgação de seus produtos ou serviços atualmente, vai muito além da simples produção e publicação de vídeos nas redes sociais e Youtube. Leia esse post e alavanque sua vendas de vez!
Seja para uma loja de roupas, acessórios ou qualquer outro tipo de negócio. Ter presença nas redes sociais é vital hoje em dia. E produzir conteúdo em vídeo é uma das melhores estratégias para atrair seguidores fiéis e clientes frequentes.
Trago verdades nesse texto!
Hoje, eu venho aqui para te dar algumas dicas simples para você que quer começar a fazer vídeos para o Instagram do seu negócio, mas não sabe por onde começar.
Em primeiro lugar, já adianto que não vou falar sobre como postar. Para isso, tem bastante gente aqui na internet explicando o passo a passo para você.
Eu vou te dar um passo a passo criativo, isso sim! Afinal para você publicar alguma coisa, primeiro você precisa ter criado, não é!?
Então, vamos lá!
Passo 1 - Como ter uma ideia
A maior dificuldade da maioria das pessoas é "não ter ideias" para postar. Ora! Você faz um monte de atividades durante o dia não é?! Você conversa com um monte de pessoas todos os dias esclarecendo dúvidas sobre o seu produto ou serviço, apresentando o que você faz, você organiza prateleiras, estoque, escolhe as peças que vão na vitrine e por aí vai.
Isso tudo pode virar conteúdo! Simmm! Pode sim e eu vou te dar um exemplo.
Vamos supor que você tem uma pequena loja de roupas usadas e percebeu que pode vender muito mais pelas redes sociais. Como é seu dia a dia? Vamos ver!
É você que seleciona as peças que vai vender, é você que organiza as araras, é você que conversa com suas clientes e sabe do que elas gostam, é você que embala as peças, é você que entrega... Certo?!
Cadê a falta de conteúdo então! O seu dia está recheado de ideias para criar publicações sejam em fotos e/ou vídeos!
Olha só! Quando você seleciona as peças, você pode fazer um pequeno vídeo de novidades.
Quando você organiza as araras você pode fazer uma foto mostrando a variedade de cores.
Quando você conversa com um cliente, geralmente, é para tirar uma dúvida dela sobre algum produto e essa pode ser a dúvida de muitos outros clientes. Que tal um vídeo tira dúvidas?!
Quando você embala o produto para entregar, você pode mostrar como você embala, o carinho com o qual você se dedica a isso. (inclusive, que tal uma dica aqui? Escreva um bilhetinho à mão e coloque junto. Parece pouco, mas é um mimo e tanto para quem recebe).
Quando você vai fazer as entregas, você pode fazer um vídeo de bastidores para o story, por exemplo.
Olha quanta ideia eu te dei só em um dia de trabalho seu! Agora, multiplica isso por todos os dias da semana... é muito conteúdo diário!
Passo 2 - "Não tenho tempo"
Eu já começo esse segundo passo te perguntando....
Você não tem tempo de promover e divulgar o seu PRÓPRIO NEGÓCIO????
Então, como você que atrair mais clientes e aumentar vendas?
A resposta para isso é simples... Arrume tempo!
Monte um cronograma semanal e escolha um dia para criar os vídeos e fazer as fotos e publicar. Seu negócio depende de divulgação. Ninguém vai saber que você existe se você não aparecer. Coloque isso de uma vez por todas na sua cabeça!
Se você quiser vender, tenha relacionamento com seu público!
Trago verdades aqui!
Eu vou fazer a advogada do diabo e falar sobre meu próprio negócio. Contratar um profissional especializado como um designer gráfico ou uma agência de marketing digital é legal se você tem uma empresa de médio porte para cima! Pequenos negócios com uma pessoa apenas, profissionais liberais como psicólogos, advogados, dentistas que trabalham sozinhos em seus escritórios, não precisam de ter uma empresa cuidando do seu marketing.
Primeiro, porque é caro. Segundo porque, por mais que o profissional entenda do seu nicho, saiba o que tem que publicar, não é você! Ele não vive o dia a dia do seu negócio, não sabe o que acontece nos bastidores, não vive sua realidade, enfim, não está lá o tempo todo. O máximo que acontece é uma reunião de briefing uma vez a cada quinze dias ou um mês para definir os temas. Esse profissional pega essas informações e vai produzir lá no canto dele. O resultado? Um material lindo, muito bem feito, mais com muito pouca personalização!
É lindo! Mas, para pessoas que são a própria cara do negócio, é frio demais!
E eu preciso te dizer que, cada vez mais, as pessoas estão buscando por personalização. Atendimento personal, exclusividade, relacionamento... guarde o que vou dizer....
Se você quiser vender, tenha relacionamento com seu público!
A internet facilitou isso demais. Pare de achar que internet é um bicho de sete cabeças. Você publica fotos do fim de semana na sua rede social não é!? Pois então, você pode muito bem publicar para o seu negócio também! Até porquê, cá pra nós, é seu negócio que possibilita aporte financeiro para você curtir seu fim de semana, né! risos.
Seu negócio depende de divulgação. Ninguém vai saber que você existe se você não aparecer.
Passo 3 - Crie uma identidade só sua
Nada de copiar o coleguinha (concorrente)!
Se inspirar no bom trabalho que outros profissionais da sua área estão fazendo é uma ótima ideia, porém, copiar.... hum.... péssima ideia!
O que funciona pra ele pode não funcionar pra você! São realidades diferentes por mais que o segmento e o tamanho do negócio seja igual.
Se inspirar, sim. Copiar, jamais!
Pense aí qual seria o seu cliente ideal. Aquele que você sairia de um evento ou cancelaria um compromisso pessoal para atendê-lo com a maior satisfação.
Pensou!? Então, é pra essa pessoa que você vai falar! É pra ela que você vai produzir seu conteúdo! Pense no que ela gostaria que você mostrasse sobre seu produto ou serviço. Pense o que faria ela enviar uma mensagem para você dizendo "eu preciso disso"!
Lembre-se sempre disso... Não é sobre você. É sobre o que você faz! Agora, pegue tudo isso, empacote em um conteúdo incrível e... mãos à obra!
E para fechar esse post, eu te digo algo que sempre falo com meus alunos de oratória e com meus clientes.
Pessoas se comunicam com pessoas e não com produtos!
Agora, vai um bônus aqui!
Se o seu perfil está cheio de fotos de produtos... repense sua estratégia! Redes sociais não é catálogo de produtos, é rede de relacionamento!
Pra finalizar, some tudo isso!
Pessoas se comunicam com pessoas, ou seja, produtos não falam, não tem sentimentos, não tem reações, nem emoções. Quem as coloca nele é um ser humano que está se comunicando com outro... E rede social serve pra isso! Se relacionar com outras pessoas através da apresentação das vantagens, benefícios e dia a dia da sua marca.
É assim que funciona!
Resumindo...
Humanize sua marca
Que venha a criatividade! E se você seguir minhas dicas desse post, me marca na sua publicação! @eufabicunha no Instagram!
Se tiver alguma dúvida, me manda! Vou adorar responder!
Até o próximo!
Bjussss
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