top of page

Você fala bem em público?

Atualizado: 30 de jun. de 2020

Faça esse teste e descubra como está sua habilidade de comunicação e veja as 5 dicas para melhorar suas próximas apresentações



Saber se comunicar bem é uma dos grande pré requisitos na hora de conseguir uma boa colocação no mercado e até ganhar uma promoção.
Saber se comunicar bem é uma dos grande pré requisitos na hora de conseguir uma boa colocação no mercado e até ganhar uma promoção.

Falar bem em público é uma habilidade que pode ser adquirida. Hoje em dia, saber se comunicar bem e de forma clara é um grande diferencial competitivo no mercado de trabalho. Mas não pense que a oratória serve só para a sua carreira não. Ela te ajuda na vida!

Quer ver?

Você está numa reunião com os amigos, num fim de semana. Todos estão conversando animadamente sobre um assunto. Você sabe bastante sobre aquele tema, mas, por algum motivo, você evita falar, dar sua opinião, porque morre de medo de a "galera te zoar".

Aí está um motivo muito comum para pessoas com ideias brilhantes não compartilharem o que sabem. Daí eu te pergunto: Do que adianta você conhecer tanto sobre algo se você não consegue transmitir isso para as outras pessoas, inclusive podendo ajudá-las a mudar a forma de pensar sobre determinado assunto ou até, transformar a vida dessa pessoa para melhor?


Seria demais poder fazer isso, né!?


Mas... Espera aí! VOCÊ PODE!


Todo mundo pode se comunicar melhor, de uma forma clara, assertiva e conquistar pessoas através de seu conhecimento e pela capacidade de expressar suas ideias de forma objetiva.


Pra te ajudar a descobrir como melhorar a sua capacidade de comunicação, eu criei esse teste simples para você analisar como anda a sua oratória!

Responda a essas 5 perguntinhas e você vai descobrir como está a sua habilidade de falar em público. Olha, se você nunca teve uma experiência de falar numa reunião, numa apresentação da escola, da faculdade ou até no seu trabalho, não tem problema! O importante é você se colocar nas situações e prestar a atenção nas suas reações.


Vamos Lá?



Viu só como situações cotidianas podem te colocar numa "saia justa" quando não se está preparado para falar bem em público?

Pois eu vou te dar uma ajudinha para você começar a "destravar" essa habilidade que está aí dentro de você, adormecida, só esperando um empurrãozinho para acontecer!


5 dicas para falar bem em público


1 - Saiba sempre sobre o que vai falar


Não existe coisa pior do que você ser convidado para falar em público e não saber nem por onde começar. Então, pesquise e estude bastante. Assim, você se mune de informações que vão contribuir para uma apresentação mais dinâmica e com riqueza de conteúdo.


2 - Organize a suas ideias


De nada adianta você saber muito sobre um assunto se você não consegue falar sobre ele de forma organizada. Monte um esquema de como você quer apresentar seus argumentos. Uma boa dica é pensar numa introdução, ou seja, como você vai apresentar o seu tema para o público, depois você parte para o desenvolvimento organizando as ideias da melhor forma para que as pessoas entendam a mensagem que você quer transmitir. E, por fim, pense num encerramento. Amarre todos os seus argumentos, faça uma conclusão e chame as pessoas para a ação. Você precisa motivar as pessoas que te ouviram a tomar uma atitude, mudar uma forma de pensar sobre determinado assunto, esse é o grande objetivo das boas apresentações - engajar pessoas a se transformarem para melhor!


3 - Treine bastante a sua apresentação


Depois que você organizou toda a estrutura da sua apresentação, é hora de praticar! Vá para a frente do espelho, peça para um amigo ou parente assistir seu treino ou grave sua apresentação - pode ser com o celular. Treine o que você vai dizer do começo ao fim. Se estiver gravando, assista tudo o que disse, anote o que pode ser melhorado. Se alguém estiver te acompanhando, peça para ele ir anotando o que achou de bacana ou o que pode melhorar. Se estiver na frente do espelho, procure prestar a atenção aos seus gestos, suas expressões faciais. Elas são fundamentais para você conseguir fazer uma ótima apresentação. Fez a primeira vez? Analisou? Viu o que pode melhorar? Então, repita tudo de novo. Faça isso quantas vezes forem necessárias para se sentir seguro ao falar.


4 - Sua postura é tão importante quanto sua fala


A oratória é composta por vários elementos, entre eles a postura. De acordo com pesquisas, 55% da nossa comunicação é composta pela nossa postura, enquanto que apenas 7% corresponde a nossa fala. Portanto, a forma como você se porta, como se movimenta, como gesticula, falam muito mais ao público do que somente o que você diz. Outro detalhe importante que acaba, de algum modo, fazendo parte da sua postura é a forma como você se veste. Busque, em suas apresentações, usar uma vestimenta que condiz com o ambiente e com o público de sua apresentação. Evite estampas ou cores muito chamativas. O que tem que aparecer é você e seu conteúdo, não o seu figurino. (Se esse não for o objetivo, é claro). Mas a forma de se vestir diz muito sobre você. Então, fique atento à isso!


5 - Trabalhe suas emoções


Se sentir ansioso é normal antes de uma apresentação. O que não pode acontecer, é que essa ansiedade te domine e te trave. Procure chegar antes do horário, testar todos os recursos que você vai utilizar durante a sua apresentação e, minutos antes de começar, vá para um cantinho mais sossegado e faça um exercício de respiração e relaxamento. Feche seus olhos, inspire profundamente e devagar pelo nariz, solte o ar aos poucos pela boca, repita várias vezes até se sentir calmo e confiante. Repasse mentalmente a sua apresentação e procure afastar qualquer tipo de pensamento negativo nessa hora. Por exemplo, se vier à sua cabeça algo como "estou nervoso, não vou conseguir", substitua por "estou preparado e sou capaz", isso ajuda e muito o seu subconsciente a relaxar. Lembre-se! Se você estudou e praticou sua apresentação, então você está pronto para fazê-la!


Bom, listei aqui 5 dicas muito importantes para falar bem em público. Mas existem muito mais técnicas e elementos a serem trabalhados para ter uma oratória de excelência.

No meu Treinamento Personalizado de Oratória, eu ensino como mudar completamente a forma de se apresentar em público e te ajudo a se transformar num orador que todos vão admirar e respeitar!


Quer saber mais? Me envie uma mensagem dizendo: "Quero aprender oratória", que eu entro em contato com você!


Um grande abraço e até o próximo post!


158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page