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Como funciona o algoritmo das redes sociais em 2023 e como usá-los a seu favor

Vamos falar de algoritmo?


Você pode assistir ao vídeo ou ler abaixo!




Eu sou Fabiana Cunha, jornalista e trabalho com a comunicação digital e hoje eu venho falar um pouco sobre Como funciona o algoritmo das redes sociais em 2023.




Quantas vocês você viu frases do tipo:

  • Hackeie o algoritmo;

  • Ou como driblar o algoritmo

  • Ou ainda, o algoritmo mudou!

Mas que raios de algoritmo é esse?


Algoritmo nada mais é do que um conjunto de instruções e regras usadas para executar determinadas funções. Na internet, eles processam volumes gigantescos de dados, classificando conteúdo, como nas redes sociais, criando recomendações e tornando as buscas mais eficientes.

Nas redes sociais como o Instagram, por exemplo, os algoritmos tem o objetivo de priorizar o conteúdo, personalizando a experiência do usuário. A grosso modo, funciona assim: a plataforma dá instruções para que os algoritmos categorizem e priorizem te mostrar o que mais importa para você baseado em como você reage a cada postagem que lhe é apresentada.

Então, se você anda interagindo muito com conteúdo engraçado, por exemplo, curte, comenta e compartilha esse tipo de publicação, os algoritmos vão entender que isso é importante para você e passa a te mostrar cada vez mais.

Esse tipo de resultado é muito perceptível no Tiktok. A aba For You te mostra conteúdo que você mais se interessa.


Tá, mas como o tal algoritmo sabe o que me interessa?


Simples, enquanto você está no app, os algoritmos estão analisando toda a sua atividade. Se você pula um vídeo, ele entende que você não gostou do conteúdo, se você curte, assiste o mesmo vídeo até o final ou até mais de uma vez, comenta, republica, eles entendem que esse tipo de conteúdo te interessa e passa a te entregar mais conteúdo com o mesmo tema. Inclusive, no TIKTOK, existe a opção de você dizer para o algoritmo se aquele determinado conteúdo te interessa ou não.

No caso do Instagram, por exemplo, não existe 1 só algoritmo, mas sim, 4 algoritmos principais trabalhando 24horas por dia, vasculhando todo o conteúdo que é publicado. Tem um para os stories, um para o Reels, um para o Feed e outra para o Explorar. Cada um deles elenca e classifica o conteúdo publicado de acordo com a interatividade de cada publicação.

Recentemente, o Instagram passou por uma mudança onde deixou de mostrar o conteúdo em ordem cronológica, ou seja, de acordo com a ordem de postagens e passou a classificar mais como um SEO, isto é, priorizando a qualidade do conteúdo.

A gente pode dizer, hoje em dia, que existem 4 redes sociais dentro do Instagram – o Feed, o Reels, o Story e a Explorar.

Geralmente, as pessoas que veem o story, buscam saber o que as pessoas mais próximas estão fazendo. Quando vão no Explorar, estão buscando por novidades. No feed e nos stories, o algoritmo trabalha de forma mais simplificada classificando as postagens mais recentes publicadas por quem você segue.


As informações são coletadas a partir de sinais que cada postagem trás consigo. São milhares deles como: a hora da postagem, a frequência com que você para assistir um vídeo e até se você está conectado no smartphone ou no computador, por exemplo.

Para feed e stories a ordem de importância dos sinais são mais ou menos assim:

Informações sobre a postagem – popularidade do post, quando foi postado, quanto tempo dura seu vídeo, o local, etc.


Informações da pessoa que postou – a quantidade de interações que essa pessoa geralmente tem com o que publica. Isso mostra para o algoritmo o quanto a pessoa é interessante.

Sua atividade – o algoritmo está de olho em tudo o que você gosta e faz na rede.

Histórico de interação – é a análise do quanto você interage com cada pessoa. Se você costuma comentar sempre nas postagens de uma determinada pessoa, isso é um indicativo para o algoritmo de que essa pessoa é importante para você.


Tudo isso passa por um cálculo de probabilidades. Quanto maior for a probabilidade de você passar mais tempo numa publicação, curtindo, comentando, compartilhando e tocando na foto do perfil, maior é a chance de você ver as publicações dessa pessoa no topo.


E o Explorar? Como funciona?


O objetivo da aba Explorar é ajudar o usuário a descobrir coisas novas. Em formato de grade, os vídeos e fotos são recomendações da plataforma de pessoas que você ainda não segue, mas pode vir ter interesse baseado na forma como você usa o app e no tipo de conteúdo que você mostra para o algoritmo que gosta através das suas curtidas, comentários, compartilhamentos.

Para isso, o algoritmo analisa e compara essas postagens de não seguidores com as que você interage de pessoas que você já segue. Se tem sinais em comum, elas são apresentadas para você no Explorar.


E o Reels?


O Reels foi criado para te entreter! Já parou para perceber que no Reels, assim como no Explorar, aparecem vídeos de quem você não segue? O objetivo é te entregar coisas novas e testar para ver se você gosta ou não. Para isso, o algoritmo analisa se você assiste o vídeo até o fim, se você curte o reel, se você entra no perfil do criador, se você comenta, se saí do feed para assistir direto no reel e por aí vai. Então, quando publicar um reel, pensa em vídeos divertidos, inspiradores e use os recursos como texto, legenda, efeitos de câmera, filtros...

Outra coisa, evite publicar vídeos baixados de outras plataformas. Isso derruba o engajamento.


Agora, vale lembrar aqui que os algoritmos trabalham para a plataforma e não para você!

Eles servem para classificar o conteúdo para entregar para o usuário. Por que o que realmente importa para qualquer rede social é fazer você ficar o máximo de tempo possível conectado a ela.

Como falei antes, os algoritmos trabalham com probabilidades. Então quando for publicar algo fique atento a isso:


  1. Quanto tempo a pessoa vai gastar vendo meu post?

  2. Qual a probabilidade de as pessoas curtirem meu conteúdo?

  3. Qual a probabilidade de as pessoas comentarem no meu conteúdo?

  4. Qual a probabilidade de as pessoas salvarem o que eu publiquei?

  5. Qual a probabilidade de as pessoas visitarem meu perfil e me seguir a partir dessa publicação?

Quanto maior for a probabilidade de esses eventos acontecerem, maior é a chance de seu conteúdo ser entregue para mais pessoas, porque sua audiência está mostrando para o algoritmo que o que você é bom e tem qualidade.


Existem outros pontos que podem afetar negativamente a classificação. São eles:


A qualidade da sua imagem ou do seu vídeo – som ruim, imagem desfocada, música com direito autoral afetam a entrega. Se for possível e se encaixar com seu conteúdo, aposte nas trends;


A originalidade – se a postagem já foi compartilhada antes, mude a “cara” para republicar;

As marcas d’água de outras redes, por exemplo, derrubam o engajamento porque o algoritmo entende que não é algo original;


Violações das Diretrizes da rede (fique muito atento a isso);


Conteúdo sensível e que já foi denunciado antes;


Agora, vou te dar 6 maneiras de você melhorar sua classificação e alcançar novos públicos.


1. Compartilhe Reels constantemente. Eles são bem entregues;

2. Sempre incentive ao máximo as pessoas a interagirem com seu conteúdo;

3. Use e abuse dos adesivos interativos dos stories. Eles ajudam no engajamento;

4. Crie legendas envolventes para despertar o interesse e gerar comentários;

5. Insira colaboradores e faça promoções cruzadas em seus posts;

6. Monitore o desempenho das suas postagens. Se você não observar os números, você não vai entender se o que você publicou está dando o resultado que você quer ou não. Se funcionou, repita a fórmula agregando algo a mais. Se não deu certo, recalcule a rota. Talvez a estratégia que esteja usando não é a ideal.


Resumindo essa ópera!


Para obter resultados usando o algoritmo a seu favor você vai precisar:


  • Saber o que o seu público gosta de ver na sua rede social;

  • Criar uma estratégia do seu conteúdo baseado na análise que você fez do engajamento das postagens anteriores;

  • Planejar as criações e publicações para ter consistência de publicação;

  • Criar conteúdo original que atenda às necessidades da sua audiência;

  • Fazer criações de qualidade. Não só do conteúdo mais da parte técnica também;

  • Criar o hábito de analisar constantemente cada post que publicar para testar se sua estratégia está atingindo seus objetivos ou não;


Pronto!

Agora, você já tem conhecimento e caminhos para trabalhar o seu marketing digital usando o algoritmo a seu favor!


Como você viu, a interatividade é fundamental para alcançar resultados.

Então, eu te peço para você interagir com esse conteúdo!

Comenta aqui o que achou!

Salve para consultar a qualquer momento e compartilhe com pessoas que também precisam saber sobre isso!


Você me ajuda e eu te ajudo! Certo!?


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